INSCRIÇÕES ABERTAS!

blog

UCSAL adquire  novos equipamentos para os laboratórios de Saúde

Em seu compromisso com uma jornada formativa de excelência, a Universidade Católica do Salvador – UCSAL, adquiriu seis novos modelos de equipamentos e sete novos modelos de peças anatômicas para os laboratórios dos cursos de Saúde. Todos já estão instalados e disponíveis para uso por nossos estudantes e docentes.

O investimento é uma importante conquista que vem ampliar e qualificar ainda mais as atividades práticas de estudantes e docentes da Escola de Saúde e Ciências Naturais. 

“Essa entrega faz parte da gestão estratégica para o fortalecimento da Escola no âmbito acadêmico e institucional, celebrando também a autorização para o curso de Odontologia, que será ofertado pela Universidade após a publicação da Portaria do Ministério da Educação no Diário Oficial da União”, destaca a reitora, professora Roberta Gontijo.

A química e farmacêutica Nádia Maria Sampaio Coutinho, responsável técnica pelos laboratórios de Saúde da UCSAL, explica que são dois novos laboratórios, um pré-clínico de Odontologia e outro de Radiologia “ambos com equipamentos de alta qualidade, oferecendo aos nossos estudantes a possibilidade de praticar com o que há de melhor e mais moderno no mercado”.

A chegada de novos equipamentos também atende ao pleito dos estudantes, que já experimentaram, por exemplo, aulas com o simulador de parto.

“O treinamento em simulação no parto normal, além de trazer confiança no tratamento Clínico Obstétrico Ginecológico para os estudantes, ajuda a reduzir a morbidade e a mortalidade materna, já  que serve como um meio viável para melhoria das habilidades de gerenciamento de pacientes nas intervenções maternas normais e de situações obstétricas de emergência”, destaca o professor Frank Evilácio, docente do curso de Enfermagem.

As complicações ocorridas durante o parto, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), são responsáveis por mais de 40% dos óbitos, o que significa cerca de 2 milhões de bebês por ano. Isto, segundo a ONU, indica que há um natimorto a cada 16 segundos, sendo que, a maioria das causas são de complicações no parto. 

“Este treinamento  desenvolve também comunicação em equipe e pensamento crítico para resolução de problemas não esperados, melhorando assim a proficiência nos procedimentos do parto”, conclui o professor.

Dentre as novas peças anatômicas dos laboratórios estão:

Manequim infantil, bissexual, simulador para treino de Enfermagem;

Modelo simulador para auto exame das mamas, em colete;

Modelo de exame de mama (3 peças/conjunto);

Modelo manequim avançado de parturiente/neonatal, simulador com RCP e sup. de emergência;

Modelo simulador ginecológico com útero saudável e patológico;

Modelo simulador de parto normal com sistema de manivela;

Manequim de Treinamento NEONATAL ACLS( Advanced Cardiovascular Life Suppport-Suporte Avançado de Vida Cardiovascular) que permite treinar em atendimento emergencial Cardiovascular,em especial a parada cardiorrespiratória(PCR).

Dentre os novos equipamentos estão:

 Microscópios Biológicos binoculares, com ampliação de 40X até 2000X

Analisador bioquímico semiautomático 

Espectrofotômetro para medições nas regiões do visível e ultravioleta. 

Capela de Fluxo Laminar

Medidores de pH de bancada

Cortadores de colônias

Accessibility