INSCRIÇÕES ABERTAS!

blog

SANTA SÉ: “TRAGO NO CORAÇÃO AS ALEGRIAS E DORES DA EXPERIÊNCIA DE VIDA NO ÂMBITO DA MISSÃO DA IGREJA”

Dom Sergio fala sobre sua participação no Conselho de Cardeais renovado pelo papa Francisco. ASSISTA NO TIKTOK DA CATÓLICA AO SOM DE “THE SOUND OF SILENCE” (Simon & Garfunkel)

O Papa  Francisco participou ontem, 25, da reunião do Conselho de Cardeais. Trata-se da primeira reunião do novo “C9” – como é conhecido o grupo -, após a renovação do organismo feito por Francisco em 7 de março.

Naquela ocasião, pela primeira vez desde que foi criado em 2013, o Conselho ganhou um integrante brasileiro: o Arcebispo da Arquidiocese de Salvador, Dom Sergio da Rocha.

Em vídeo gravado para para  a VaticanNews, Dom Sergio falou de sua alegria de participar deste primeiro encontro e esclarece que não se trata propriamente de um “representante” da América Latina, mas que “sem dúvida trago no coração as alegrias e dores, a experiência de vida no âmbito da pastoral, da evangelização, da missão da Igreja no Brasil e na América Latina”.

“O Conselho de Cardeais é este espaço valioso de comunhão, de participação em vista da missão da Igreja. Nós temos procurado dialogar para poder discernir cada vez melhor a missão da Igreja no mundo de hoje, naturalmente colaborando com o Papa Francisco, mas confiante sempre na ação do Espírito Santo.”

“É uma graça fazer parte deste Conselho de Cardeais, mas não é uma honraria, porque é um serviço que se presta à Igreja. Eu tenho a alegria de prestar este serviço, contando sempre com as orações de tantos irmãos e irmãs que estão unidos acima de tudo ao Papa Francisco.”

“O Conselho de Cardeais de alguma maneira quer expressar essa comunhão de toda a Igreja com o Papa, trazendo a colaboração, a vivência que temos em cada continente”, concluiu o Arcebispo.

Os demais membros do Conselho são os Cardeais Pietro Parolin, Secretário de Estado; Fernando Vérgez Alzaga, Presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; Fridolin Ambongo Besungu, Arcebispo de Kinshasa; Oswald Gracias, Arcebispo de Bombaim; Seán Patrick O’Malley, arcebispo de Boston; Juan José Omella Omella, arcebispo de Barcelona; Gérald Lacroix, arcebispo de Quebec; e Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo. O secretário é Dom Marco Mellino.

O Conselho tem a tarefa de assistir o Papa no governo da Igreja universal e estudar um projeto de revisão da Cúria Romana, este último realizado com a nova Constituição Apostólica Praedicate Evangelium publicada em 19 de março de 2022.
.

Accessibility