INSCRIÇÕES ABERTAS!

blog

Salvador recebe o maior evento da Educação Católica no Brasil

UCSAL vai apresentar painel sobre humanismo e recebe a Maria Rita, sobrinha de Santa Dulce dos Pobres.

Nos próximos dias 29 de junho a 1 de julho, a capital baiana recebe o VI Congresso Nacional de Educação Católica.

Sob o tema: “Transformar o Presente e Tecer o Futuro da Educação Católica: pactos e compromissos”, o evento vai reunir aproximadamente 4 mil pessoas, entre religiosos, especialistas em diversas áreas do conhecimento, docentes e gestores educacionais de todo Brasil no Centro de Convenções Salvador.

A programação conta com palestras e debates sobre os desafios da Educação Católica acerca de temas da atualidade, como: cidadania global, marketing na era digital, revolução digital na educação, inovação cultural, geração z, e outros assuntos conectados ao mercado educacional.

O Congresso é organizado pela ANEC – Associação Nacional de Educação Católica, e a Universidade Católica do Salvador – UCSAL integra a programação da mesa redonda: “A construção do novo humanismo para o século XXI à luz do Papa Francisco”, onde o professor Deivid Lorenzo, pró-reitor acadêmico da Universidade, será painelista.

“Este é um evento dos mais significativos e tem por tema algo que está em total congruência com a identidade da Universidade Católica: “Transformar o presente e tecer o futuro”. Recebemos com muita alegria a possibilidade de desenvolver com a ANEC um trabalho de cunho essencialmente humanístico. Juntos, pensamos sim nas demandas do presente, mas com olhar para o horizonte e o futuro, no porvir daquilo que move e aquece os corações dos educadores, o nosso compromisso com a integralidade e a dignidade da pessoa humana”, ressalta o pró-reitor.

“Estamos animados para este grande encontro que será o Congresso, uma oportunidade especial para aproximação e diálogos importantes sobre a perenidade e os caminhos da educação católica. O evento é uma ocasião muito propícia para pensar e partilhar entre pares, os rumos de uma educação católica socialmente comprometida e com o desejo sincero de promover a emancipação do ser humano”, destaca a reitora da Universidade Católica do Salvador, profa. Roberta Gontijo.

UCSAL na EXPOANEC

Durante a programação, a Católica estará com um estande na EXPOANEC, uma feira inédita no evento, que abre espaço para escolas e empresas do segmento educacional apresentarem seus produtos e serviços.

O espaço da UCSAL foi projetado especialmente para o Congresso. Com uma instalação aconchegante e confortável, o ambiente foi preparado para receber estudantes e parceiros de negócio.

“Nosso objetivo é acolher o público e mostrar que a educação superior Católica na Bahia está alinhada às tendências de mercado e demandas da atualidade, em um ritmo que une tradição e inovação. São mais de 60 anos de excelência em ensino que dialogam todo o tempo  com as transformações que acompanham a juventude e a velocidade desafiadora do tempo que vivemos”, conclui a reitora.

Maria Rita, sobrinha de Santa Dulce dos Pobres, no estande da UCSAL

Na programação de sexta-feira (30), o estande da Católica recebe a Superintendente das Obras Sociais Ir. Dulce, Maria Rita para um momento de autógrafos. Ela assina o relançamento da biografia de Santa Dulce dos Pobres, de quem era sobrinha.

Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes (1914–1992), mais conhecida como Irmã Dulce é a primeira santa brasileira. Foi canonizada pelo Papa Francisco em 2019, quando passou a ser oficialmente chamada de Santa Dulce dos Pobres.

Sua biografia, escrita originalmente em 1983, foi relançada pela sobrinha em 2022. 

Serviço

Confira a programação completa em: https://congresso.anec.org.br/programacao

Dias: 29 e 30 de junho, 1° de julho

Local: Centro de Convenções Salvador

Assessoria de imprensa da UCSAL: 

Maria Carolina Santana (61) 992322904

Accessibility