INSCRIÇÕES ABERTAS!

blog

Pibid e PRP: Bolsistas da UCSAL levam Mostra sobre os 200 anos de Independência da Bahia à colégios públicos

Na última semana, a Universidade Católica de Salvador (UCSAL), por meio dos cursos de Licenciatura em Música, História e Matemática, promoveu em escolas da rede pública de ensino a “Mostra Cultural do Bicentenário da Independência da Bahia nas Escolas do Pibid/RP”. As visitas foram no Colégio da Polícia Militar – Dendezeiros, Colégio Estadual Alberto Santos Dumont, Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia e Colégio Estadual De Aplicacao Anisio Teixeira, onde atuam os universitários que são bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa Residência Pedagógica (PRP), ambos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

O evento foi pensado para promover o campo prático do ensino-aprendizagem dos estudantes bolsistas da UCSAL e, ao mesmo tempo, difundir conhecimento sobre a cultura baiana e a história das origens do Brasil. A mostra levou a, aproximadamente, 4 mil estudantes do Ensino Médio, uma série de apresentações artísticas, performances poéticas e musicais sobre os 200 anos da Independência do Brasil na Bahia.

“É sempre enriquecedora a oportunidade de aproximar a Universidade das escolas, especialmente com uma atividade como a Mostra, que ilumina um tema de extrema pertinência para nossa formação identitária enquanto baianos e brasileiros. Temos um sentimento de alegria e muita confiança no trabalho realizado por nossos estudantes bolsistas do Pibid e PRP, que levaram a história de maneira didática aos jovens estudantes, proporcionando conhecimento e vivências para ambos”, comenta o pró-reitor Acadêmico da UCSAL, prof. Deivid Lorenzo.

A profª. Liliane Vasconcelos, coordenadora do PRP e docente dos cursos de Licenciatura da Católica, afirma que a Mostra proporcionou uma experiência positiva tanto para os estudantes universitários quanto para os jovens das escolas: “Tenho certeza de que esses quatro dias de evento  fortaleceram nossas Licenciaturas e proporcionaram uma referência muito positiva nas escolas, de maneira que os alunos puderam assistir outros jovens, que optaram por cursar uma Licenciatura, sonhando com um mundo mais justo e combater as desigualdades com as armas proporcionadas à educação.”

“A “Mostra Cultural do Bicentenário da Independência da Bahia nas Escolas do Pibid/RP” se destacou pela sua originalidade e impacto na comunidade escolar, mostrando que a educação pode ir além dos livros e das salas de aula, proporcionando experiências memoráveis e enriquecedoras para todos os envolvidos” completa a profª. Alessandra Carvalho, coordenadora do Pibid e também docente dos cursos de Licenciatura da UCSAL.

A Universidade Católica do Salvador agradece a todos os participantes, colaboradores e apoiadores que contribuíram para o sucesso deste evento inédito, reforçando nosso compromisso com a disseminação do conhecimento e a formação de cidadãos mais conscientes, humanos e engajados.

Accessibility