INSCRIÇÕES ABERTAS!

blog

JUNTOS,  JARDIM BOTÂNICO  E CATÓLICA   VÃO MONITORAR  BIODIVERSIDADE

Parceria entre a  UCSAL e o Jardim Botânico de Salvador vai monitorar biodiversidade do JBS. Iniciativa tem foco especial nas espécies da herpetofauna (répteis e anfíbios),  aves e mamíferos presentes no local.

O Jardim Botânico de Salvador- JBS  foi palco ambiental de mais uma ação que marca a parceria entre o  próprio JBS e a Universidade Católica do Salvador. Representantes do ECOA, o  Centro de Ecologia e Conservação Animal da Católica;  e do Jardim Botânico ,  reuniram-se para definir as atividades do bimestre, entre as quais, o monitoramento da biodiversidade do JBS e as ações socioambientais no entorno daquela área verde. A iniciativa tem foco especial nas espécies da herpetofauna (répteis e anfíbios),  aves e mamíferos presentes no local, além de mapear a área verde protegida da Mata Atlântica em Salvador. A colaboração entre as instituições tem como objetivo principal a conservação da biodiversidade e  o desenvolvimento de pesquisas na área.

Participaram da reunião alunos e professores do curso de Biologia da Católica, além de  servidores da prefeitura de Salvador. “A presença de todos esses atores é fundamental para o sucesso da parceria e para garantir que o projeto seja realizado de forma colaborativa e com o envolvimento de diferentes perspectivas”, afirma a professora Silvana de Carvalho, coordenadora de pós-graduação da UCSAL.  “A união de esforços e conhecimentos é essencial para promover a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável da região”, completa ela.

Durante o evento, foram levantados pontos importantes para o andamento do projeto. Ficou definido um plano de trabalho com as escolas da rede municipal, envolvendo o projeto de educação ambiental do ECOA, quando uma escola será contemplada com ações diretas de conservação O marco será a realização de uma exposição aberta ao público ainda em abril. Também foi definido o calendário bimestral de monitoramento no Jardim botânico. Assim,  a cada dois meses haverá uma ação de educação ambiental e monitoramento da biodiversidade do parque, sempre alinhado com uma data comemorativa. Este mês o evento acontecerá na semana do Dia da Terra, em 22 de abril.

MAPEAMENTO

Alunos da UCSAL realizarão a partir deste encontro, o mapeamento do JBS com vistas a definir ainda mais claramente suas zonas de sucessão ecológica, o que será de grande importância para o monitoramento da biodiversidade. O projeto também passa a contribuir com ações dos planos nacionais para conservação da herpetofauna do nordeste e das aves da Mata Atlântica.

INVENTÁRIO DA FLORA

Além disso, ficou alinhado durante o evento que os estudantes da Católica participarão juntamente com os biólogos e engenheiros agrônomos do JBS de um plano de inventário da flora presente no Jardim Botânico de Salvador, o que pode ser uma importante contribuição para o conhecimento e conservação da biodiversidade local.

“Diante disso de tudo isso, acreditamos que essa parceria entre as instituições será fundamental para a conservação da biodiversidade, educação ambiental e desenvolvimento sustentável do seu entorno, fortalecendo ainda mais os laços entre a Prefeitura de Salvador e a Universidade Católica do Salvador”, finaliza a professora Silvana.

Accessibility