INSCRIÇÕES ABERTAS!

blog

Hackathon Sprint UCSal: Estudantes buscam soluções para problemas da humanidade

 

Entre os dias 28 e 30 de abril, estudantes de diversos cursos da Universidade Católica do Salvador (UCSal) participaram da primeira maratona de desafios promovida pela Universidade, o Hackathon Sprint UCSal. O evento ocorreu na Biblioteca, localizada no bloco A do Campus Pituaçu, reunindo quatro grupos em busca de soluções para problemas da humanidade.

Liderados pelo Prof. Fernando Guerra, docente da UCSal e mentor no NASA Space Apps Challenge Salvador, os Sprinters foram subdivididos em grupos, para resolver desafios no eixo ESG / ASG, ou seja, Ambiental (Environmental), Social ( Social) e Governança (Governance). 

“Essa imersão de três dias é mais que suficiente para criação de soluções, e o objetivo do evento é justamente proporcionar essa experiência aos estudantes, de desenvolvimento de projetos com agilidade e eficiência”, comentou o professor Fernando Guerra.

O evento também contou com as presenças da Reitora, Profa. Silvana Sá de Carvalho, e do Pró-Reitor de Graduação, Prof. Deivid Lorenzo. Em sua fala, a Reitora destacou a importância de uma dinâmica como a deste evento, que proporciona aos alunos experiências para além da sala de aula. 

“É uma alegria vê-los nesse movimento, tornando a faculdade mais viva (…) temos a esperança de que muitas ideias inovadoras vão sair daqui nesses três dias”, ressaltou o Prof. Deivid Lorenzo.

Durante a programação do evento, os alunos contaram também com o apoio de Mentores que o auxiliam com instruções para a elaboração dos projetos. Foram convocados os administradores Giselle Palmito, Profa. Ma.Lea Medeiros (docente do curso de ciências contábeis), Luan Galvão (egresso do curso de Administração), Profa. Ma. Carolina Menezes e Thiago Barbosa, egresso em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UCSal e membro da Equipe Cafeína, campeã mundial do Hackathon NASA Space Apps Challenge 2019.

Com isso foi dada a largada e as equipes começaram a  desenvolver suas propostas e soluções de acordo com desafio escolhido.  

“Me inscrevi na maratona por que sempre tive a vontade de ajudar as pessoas e essa é uma ótima oportunidade de abranger meu conhecimento”, disse a Hosana, estudante de fisioterapia e participante do Sprint.

Texto por Jade Massena

Fotos e revisão: Felipe Fonseca

Accessibility