PSICOLOGIA
SOBRE O CURSO
BACHARELADO
P.R.R
nº 842 16/12/2016
D.O.U. de 19/12/2016
O curso de Psicologia é uma jornada intrigante e transformadora destinada a estudantes que desejam entender a complexidade da mente humana, promover o bem-estar emocional e ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Ao longo do curso, os alunos exploram as teorias psicológicas, as técnicas de avaliação e intervenção, bem como os fundamentos da psicologia clínica, social, do desenvolvimento e outras áreas.
O currículo do curso abrange uma ampla gama de disciplinas, desde a psicologia experimental até a psicopatologia, psicologia do desenvolvimento, psicologia social, neuropsicologia, terapia cognitivo-comportamental e muito mais. Os alunos desenvolvem uma compreensão profunda das teorias que moldam a psicologia e aprendem a aplicá-las na compreensão do comportamento humano, das emoções e dos processos mentais.
Uma característica distintiva do curso de Psicologia é a ênfase na aplicação prática do conhecimento. Os alunos têm a oportunidade de se envolver em estágios supervisionados, onde podem praticar a avaliação psicológica, aconselhamento, intervenção terapêutica e outras habilidades práticas em ambientes clínicos, educacionais e organizacionais.
Além disso, o curso enfatiza a importância da empatia, do respeito pela diversidade e da ética profissional na prática da psicologia. Os alunos também aprendem a ouvir ativamente, a conduzir entrevistas, a analisar dados e a desenvolver planos de tratamento adequados às necessidades individuais de seus clientes.
Após a conclusão do curso, os graduados têm uma variedade de oportunidades de carreira à sua disposição. Eles podem atuar como psicólogos clínicos, psicólogos escolares, psicólogos organizacionais, terapeutas, psicólogos sociais, neuropsicólogos e até mesmo seguir carreiras de pesquisa acadêmica.
Habilidades como empatia, comunicação eficaz, habilidades de aconselhamento, análise crítica, ética profissional e a capacidade de construir relacionamentos confiáveis com os clientes são fundamentais para o sucesso na área de Psicologia. A capacidade de entender diferentes perspectivas, de adaptar abordagens terapêuticas e de promover o bem-estar emocional também são aspectos importantes.
Em resumo, o curso de Psicologia oferece uma oportunidade única para aqueles que desejam explorar a mente humana, ajudar a enfrentar desafios emocionais e contribuir para uma sociedade mais saudável emocionalmente. Com a capacidade de promover o bem-estar mental e emocional, os formados em Psicologia desempenham um papel crucial na melhoria da qualidade de vida das pessoas e na promoção da conscientização sobre a importância da saúde mental.
________________________________________
O mercado na área de Psicologia oferece um campo diversificado e em crescimento constante para os profissionais que estão interessados em compreender a mente humana, promover o bem-estar emocional e ajudar as pessoas a enfrentarem os desafios da vida. Psicólogos desempenham um papel essencial na promoção da saúde mental, no aconselhamento e na transformação positiva das vidas de indivíduos e comunidades.
As oportunidades de carreira na área de Psicologia incluem:
Clínica e Saúde Mental: Psicólogos clínicos trabalham em consultórios particulares, hospitais, clínicas e centros de saúde mental, oferecendo avaliação, diagnóstico e tratamento de transtornos emocionais, comportamentais e psicológicos.
Psicologia Escolar: Profissionais atuam em escolas, auxiliando no suporte emocional e no desenvolvimento acadêmico de estudantes, além de colaborar com professores e pais para promover um ambiente de aprendizado saudável.
Psicologia Organizacional e do Trabalho: Psicólogos trabalham em empresas, auxiliando na seleção de pessoal, treinamento, desenvolvimento de liderança e promoção de um ambiente de trabalho saudável.
Psicologia Esportiva: Profissionais ajudam atletas a otimizar seu desempenho mental, superar desafios e manter o equilíbrio emocional em competições esportivas.
Psicologia Forense: Psicólogos atuam em ambientes jurídicos, avaliando comportamento criminal, testemunhando em tribunais e oferecendo orientação em casos relacionados à justiça.
Psicologia Comunitária: Profissionais trabalham em projetos sociais e comunitários, promovendo o bem-estar mental, prevenindo problemas psicológicos e contribuindo para a construção de comunidades saudáveis.
Habilidades essenciais para psicólogos incluem empatia, escuta ativa, habilidades de comunicação, análise crítica, habilidades de aconselhamento, ética profissional e a capacidade de estabelecer relacionamentos de confiança com os clientes.
O aumento do estresse, ansiedade e preocupações mentais na sociedade moderna tem ampliado a demanda por profissionais de Psicologia. Além disso, a conscientização sobre a importância da saúde mental tem levado a um maior reconhecimento da necessidade de intervenções psicológicas e aconselhamento.
Com a crescente aceitação da terapia e da busca por ajuda profissional para questões emocionais, psicológicas e comportamentais, o mercado de Psicologia oferece um ambiente fértil para profissionais que estão dispostos a ajudar os outros a encontrarem equilíbrio emocional, superar desafios e viver vidas mais saudáveis e significativas.
Semestre 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG011 | INICIAÇÃO À VIDA UNIVERSITÁRIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI002 | FUNDAMENTOS HISTÓRICOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOLOGIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI003 | FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA CLÍNICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI004 | FUNDAMENTOS DA PESQUISA EM PSICOLOGIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI005 | PSICOLOGIA E PRÁTICA PROFISSIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI069 | FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG017 | EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI008 | ESTUDO E GENÉTICA DO COMPORTAMENTO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI009 | PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI010 | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI011 | TEORIA PSICANALÍTICA I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI070 | ESTATÍSTICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG201 | INICIAÇÃO AO PENSAR | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI012 | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI013 | TEORIA PSICANALÍTICA II | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI071 | FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DO BEHAVIORISMO RADICAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI072 | NEUROCIÊNCIAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI073 | PSICOLOGIA SOCIAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 4 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG013 | TEOLOGIA E HUMANISMO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI006 | ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI020 | TEORIAS COGNITIVAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI025 | PSICOPATOLOGIA I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI041 | FUNDAMENTOS ÉTICOS E LEGAIS EM PSICOLOGIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI074 | DISPOSITIVOS CLÍNICOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 5 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG018 | SOCIEDADE, CULTURA E MEIO AMBIENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI031 | PSICOPATOLOGIA II | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI033 | PSICOLOGIA DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI063 | PSICOLOGIA HOSPITALAR | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI075 | PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI077 | ESTÁGIO BÁSICO I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 6 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB659 | PROJETO DE VIDA E MUNDO DO TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI030 | TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI036 | PSICOLOGIA E COMUNIDADES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI037 | PSICOLOGIA DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES II | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI076 | PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL II | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI078 | ESTÁGIO BÁSICO II | 60 | PSI077 | |||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 7 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI035 | TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA II | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI079 | PSICOFARMACOLOGIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI080 | ESTÁGIO BÁSICO III | 60 | PSI078 | |||||||||||||||||||||||||||||||
PSI081 | ÊNFASE I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 8 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI042 | TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI043 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI046 | ESTÁGIO ÊNFASE I | 140 | PSI080 | |||||||||||||||||||||||||||||||
PSI082 | ÊNFASE II | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 9 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI047 | PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI048 | TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS II | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI051 | ESTÁGIO ÊNFASE II | 140 | PSI046 | |||||||||||||||||||||||||||||||
PSI083 | ÊNFASE III | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 10 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI053 | TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS III | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI054 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PSI055 | ESTÁGIO DE ÊNFASE III | 140 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELETIVAS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB207 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE001 | INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE002 | EDUCOMUNICAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE003 | CIÊNCIAS, NATUREZA E SOCIEDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE004 | COMPLIANCE EMPRESARIAL E SOCIETÁRIO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE005 | PROJETO DE EXTENSÃO EM DIREITO E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE006 | INTERFACES DE DASHBOARDS INTERATIVOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE007 | CRIAÇÃO DE DASHBOARDS INTELIGENTES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE008 | ETNIAS E DIVERSIDADE CULTURAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE009 | CULINÁRIAS ALTERNATIVAS E TENDÊNCIAS ALIMENTARES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE010 | PROPAGANDA INFANTO-JUVENIL E O DIREITO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE011 | ÉTICA PROFISSIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE012 | TECNOLOGIA PARA NEGÓCIOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE013 | PRIMEIROS SOCORROS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE014 | COMUNICAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE015 | ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA APLICADAS ÀS MÍDIAS DIGITAIS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE016 | TOMADA DE DECISÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE017 | GÊNERO, SEXUALIDADE E DIREITO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE018 | IMPACTO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO NA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO: SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE019 | INTRODUÇÃO À TOXICOLOGIA AMBIENTAL | 60 |