JORNALISMO
SOBRE O CURSO
BACHARELADO
Resolução CONSUN Nº 08 de 11 de Maio de 2020
O curso de Jornalismo é uma jornada emocionante que prepara os estudantes para se tornarem profissionais habilidosos na coleta, análise e comunicação de informações relevantes e precisas. Com um foco na busca da verdade, na narrativa eficaz e na compreensão das complexidades do mundo, o curso oferece uma educação abrangente para aqueles que desejam contar histórias que impactam a sociedade.
Ao longo do curso, os alunos mergulham em uma variedade de disciplinas, desde a redação jornalística, reportagem e edição até ética jornalística, teoria da comunicação, fotojornalismo e jornalismo investigativo. Eles aprendem a conduzir entrevistas, apurar fatos, verificar fontes e contextualizar eventos dentro de um cenário mais amplo.
Uma característica marcante do curso de Jornalismo é a aplicação prática. Os alunos frequentemente participam de projetos de reportagem, produção de conteúdo multimídia, cobertura de eventos e até mesmo estágios em redações, rádios, televisões e portais de notícias, permitindo que desenvolvam suas habilidades em um ambiente real.
Além disso, o curso enfatiza a importância da ética e da responsabilidade jornalística. Os alunos exploram os princípios éticos que regem a profissão, considerando as implicações das suas escolhas nas narrativas que produzem.
Após a conclusão do curso, os graduados têm diversas oportunidades de carreira à sua disposição. Eles podem trabalhar como repórteres, editores, produtores de conteúdo, apresentadores, fotojornalistas, assessores de imprensa, comunicadores corporativos, além de contribuir para plataformas digitais e redes sociais.
Habilidades como redação persuasiva, pesquisa detalhada, habilidades de entrevista, edição de conteúdo, ética jornalística e capacidade de trabalhar sob pressão são fundamentais para o sucesso na área de Jornalismo. A adaptação às mudanças tecnológicas, a capacidade de discernir informações confiáveis em meio à desinformação e a habilidade de contar histórias envolventes são aspectos igualmente importantes.
Em resumo, o curso de Jornalismo é uma oportunidade para aqueles que desejam se tornar narradores da realidade, influenciando a compreensão pública dos acontecimentos e questões globais. Com a capacidade de investigar, analisar e comunicar, os formados em Jornalismo desempenham um papel crucial na promoção da transparência, na busca pela verdade e na construção de uma sociedade bem informada.
________________________________________
O mercado na área de Jornalismo é dinâmico e em constante evolução, desempenhando um papel vital na disseminação de informações precisas, análise crítica e narrativas que moldam a compreensão pública dos eventos e questões globais. Profissionais de Jornalismo desempenham um papel crucial na promoção da transparência, na busca pela verdade e na comunicação eficaz em uma sociedade cada vez mais informada e conectada.
Com a ascensão da tecnologia e das plataformas digitais, as oportunidades de carreira no Jornalismo se expandiram e diversificaram:
Jornalismo Tradicional: Profissionais trabalham em jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão, cobrindo notícias locais, nacionais e internacionais em diferentes formatos.
Jornalismo Online: A crescente demanda por conteúdo digital levou à criação de portais de notícias, blogs, podcasts e plataformas de vídeo online, oferecendo uma variedade de formas de comunicação.
Jornalismo Investigativo: Profissionais desvendam histórias complexas, investigam denúncias e revelam informações que podem impactar a sociedade.
Jornalismo de Dados: O uso de dados e análises estatísticas para contar histórias é uma área crescente, oferecendo uma abordagem mais visual e compreensível para tópicos complexos.
Jornalismo de Opinião: Articulistas e colunistas contribuem com análises e opiniões sobre uma variedade de questões sociais, políticas e culturais.
Jornalismo Científico: Profissionais comunicam descobertas científicas de maneira acessível ao público em geral, promovendo a compreensão da ciência e suas implicações.
Jornalismo de Viagens: Combinando a paixão pelo jornalismo com a exploração de culturas e destinos, os jornalistas de viagens compartilham experiências e dicas para viajantes.
Habilidades essenciais para profissionais de Jornalismo incluem pesquisa aprofundada, apuração de fatos, habilidades de entrevista, redação persuasiva, edição de conteúdo, ética jornalística e adaptabilidade às mudanças tecnológicas.
A era digital também trouxe desafios, como a disseminação de notícias falsas e a rápida circulação de informações. Portanto, a responsabilidade e a precisão na apuração e divulgação de notícias são mais cruciais do que nunca.
Em resumo, o mercado de Jornalismo oferece uma ampla gama de oportunidades para aqueles que desejam relatar, analisar e comunicar eventos e questões relevantes. Com o poder de informar, educar e influenciar a opinião pública, os profissionais de Jornalismo desempenham um papel vital na promoção da transparência, na busca pela verdade e na construção de uma sociedade bem informada.
Semestre 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
COM001 | OFICINA DE MÍDIA IMPRESSA, DESIGN E COMPUTAÇÃO GRÁFICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC601 | FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA E DE ANTROPOLOGIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB201 | COMUNICAÇÃO LINGUÍSTICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG011 | INICIAÇÃO À VIDA UNIVERSITÁRIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
JOR001 | FUNDAMENTOS DO JORNALISMO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
JOR023 | REDAÇÃO E ESTILO JORNALÍSTICO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC008 | ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM COMUNICAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC017 | OFICINA DE MÍDIA AUDIOVISUAL, DESIGN E COMPUTAÇÃO GRÁFICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC393 | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC606 | INTRODUÇÃO À PESQUISA EM COMUNICAÇÃO | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG201 | INICIAÇÃO AO PENSAR | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
JOR003 | FUNDAMENTOS DO TELEJORNALISMO | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
JOR004 | HISTÓRIA E TEORIA DO JORNALISMO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC005/20111 | ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC018 | OFICINA DE COMUNICAÇÃO EM CULTURA E MÍDIA DIGITAIS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC019 | FUNDAMENTOS DA FOTOGRAFIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC522 | SEMIÓTICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG017 | EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
JOR005 | JORNALISMO DIGITAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
JOR027 | PRODUÇÃO JORNALÍSTICA ON-LINE | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 4 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC020 | ESTATÍSTICA BÁSICA E INFOGRAFIA | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC613 | OFICINA DE PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC634 | COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC647 | PESQUISA INSTITUCIONAL E MERCADOLÓGICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG013 | TEOLOGIA E HUMANISMO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
JOR008 | JORNALISMO POLÍTICO E OPINATIVO | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
JOR009 | PLANEJAMENTO EDITORIAL E GRÁFICO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 5 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC616 | OFICINA DE PROJETOS E NEGÓCIOS DIGITAIS EM COMUNICAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC660 | STORYTELLING E CONTEÚDO TRANSMÍDIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG018 | SOCIEDADE, CULTURA E MEIO AMBIENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
JOR011 | FUNDAMENTOS E PRODUÇÃO EM RADIOJORNALISMO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
JOR014 | PRÁTICAS DE TELEJORNALISMO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
JOR024 | FOTOJORNALISMO | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
JOR025 | PRÁTICAS EM JORNALISMO I – ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 90 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 6 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC652 | COMUNICAÇÃO GUIADA POR DADOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB659 | PROJETO DE VIDA E MUNDO DO TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
JOR016 | JORNALISMO INVESTIGATIVO | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
JOR017 | REPORTAGEM | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
JOR018 | JORNALISMO CIENTÍFICO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
JOR019 | CRÍTICA JORNALÍSTICA | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
JOR026 | PRÁTICAS EM JORNALISMO II – ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 120 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 7 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
JOR022 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM JORNALISMO | 120 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELETIVAS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB207 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE001 | INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE002 | EDUCOMUNICAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE003 | CIÊNCIAS, NATUREZA E SOCIEDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE004 | COMPLIANCE EMPRESARIAL E SOCIETÁRIO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE005 | PROJETO DE EXTENSÃO EM DIREITO E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE006 | INTERFACES DE DASHBOARDS INTERATIVOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE007 | CRIAÇÃO DE DASHBOARDS INTELIGENTES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE008 | ETNIAS E DIVERSIDADE CULTURAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE009 | CULINÁRIAS ALTERNATIVAS E TENDÊNCIAS ALIMENTARES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE010 | PROPAGANDA INFANTO-JUVENIL E O DIREITO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE011 | ÉTICA PROFISSIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE012 | TECNOLOGIA PARA NEGÓCIOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE013 | PRIMEIROS SOCORROS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE014 | COMUNICAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE015 | ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA APLICADAS ÀS MÍDIAS DIGITAIS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE016 | TOMADA DE DECISÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE017 | GÊNERO, SEXUALIDADE E DIREITO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE018 | IMPACTO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO NA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO: SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE019 | INTRODUÇÃO À TOXICOLOGIA AMBIENTAL | 60 |