INSCRIÇÕES ABERTAS!

blog

ESTUDANTES DE LETRAS DA UCSAL TÊM AULA NO PRESTIGIADO GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA

Trata-se da maior representação da literatura e cultura portuguesas em Salvador. Presidente do Gabinete é egresso da UCSAL.

A Universidade Católica do Salvador é conhecida, sobretudo, pelas atividades de excelência na aplicação de aulas e vivências acadêmicas. Na semana passada, estudantes do curso de Letras tiveram uma experiência considerada histórica. Orientados pela professora Lícia Margarida, eles tiveram aula no prestigiado Gabinete Português de Leitura, a maior representação da literatura e cultura portuguesas em Salvador. O gabinete está instalado em Salvador  há 160 anos e há mais de um século (105 anos) seu endereço é no palacete da Praça da Piedade.

Recebidos por um egresso

Os estudantes foram recebidos pelo Presidente do Gabinete, Daniel Bento, que também é egresso da UCSAL. Bento  apresentou aos colegas da universidade as instalações e o acervo literário e histórico do Gabinete.

Para saber mais: o Gabinete Português de Leitura em Salvador

O Gabinete Português de Leitura é uma instituição cultural, literária e de estudos lusófonos situado em Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia, fundado a 2 de março de 1863.]Tem por lema “Saudades e perseverança”.

Histórico

A capital baiana tinha elevado contingente de portugueses emigrados; havia já na cidade uma instituição – a Real Sociedade Portuguesa de Beneficência Dezesseis de Setembro, e foi na sede desta que deu-se a primeira sessão de instalação.

O objetivo maior era atender o aspecto cultural da “grande colônia”, dotando-a do “maior número de obras de reconhecida utillidade escritas nos idiomas Português e Francês ,  assim como os principais jornais publicados em Portugal e no Brasil”.[5]

Seu primeiro presidente foi o comendador Manuel Joaquim Rodrigues.

Funcionou em várias sedes, desde sua fundação.

Como é o Gabinete

Por fora uma construção tipicamente portuguesa, cheia de detalhes delicados. Por dentro, imponente e carregado de história. Compõem também a fachada escudos e brasões que completam o estilo arquitetônico e evidenciam o patriotismo português. Em 02 de março de 1863, sob a direção dos irmãos comendadores Manoel Joaquim Rodrigues e Francisco José Rodrigues Pedreira, se resolveu instalar na cidade uma sociedade literária com o nome de “Gabinete Português de Leitura”.

O Gabinete baiano foi criado com a finalidade de adquirir “obras de reconhecida utilidade, escritas nos idiomas português e francês, e mais aquelas que posteriormente se julgarem mais precisas, assim como os principais jornais publicados em Portugal e no Brasil” (Ata n. 1, 1863). Os seus fundadores buscavam manter os laços de união entre o Reino e a comunidade luso-baiana, estabelecendo um núcleo de cultura portuguesa na Bahia através da Biblioteca.

A Biblioteca Infante D. Henrique tem como objetivo reunir, organizar, catalogar, preservar o acervo bibliográfico existente no Gabinete português de Leitura a fim de contribuir para a difusão da informação e do conhecimento visando a divulgação da história e da cultura dos países de língua portuguesa. Reúne aproximadamente 25.000 volumes, entre livros, folhetos, periódicos que estão em fase de reorganização. Além da visitação, são oferecidos cursos de Gramática e Redação semanalmente. Saiba mais, neste link.

Serviço

Gabinete Português de Leitura
Funcionamento: de segunda a sexta, das 09h às 17h.
Endereço: Praça da Piedade, S//N – Dois de Julho, Salvador – BA, 40070-010
Próximo à saída Lapa do metro, em frente ao Shopping Center Lapa.

Accessibility