INSCRIÇÕES ABERTAS!

blog

Escuta Sinodal: UCSal promove encontro de sensibilização com comunidade universitária 

Alunos, professores e colaboradores da Universidade Católica do Salvador (UCSal) estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (2), para participar do Encontro de Sensibilização para a Escuta Sinodal. O momento, conduzido pelo capelão da Universidade, Pe. Manoel Filho, ocorreu no Auditório Superior do Bloco A, no Campus Pituaçu. 

Na avaliação de Chris Levi, colaborador da instituição, este momento de preparação e escuta sinodal é de extrema relevância para o crescimento e revisão da Igreja na sociedade atual. 

“Eu cresci dentro da igreja, parte dos meus valores foram construídos nas experiências de fé. Nós jovens muitas vezes não temos espaço de escuta dentro da igreja, então é preciso que momentos como estes aconteçam para que a gente possa escutar as pessoas e que todos possam se expressar. Acho muito importante esse momento, e mais importante ainda eu enquanto jovem me envolver e participar”, comenta Levi.

Para a professora Germana Pinheiro, coordenadora do curso de Direito, “o Papa Francisco mais uma vez está sendo uma grande inspiração, porque é muito difícil escutar a diferença, e no momento que ele coloca a necessidade de escuta para todos nós, ele propõe essa inclusão de pensar em todos. É um momento muito rico e esperamos que nossas vozes cheguem lá”. 

Escuta Sinodal na UCSal

A pedido do Santo Padre, o Papa Francisco, a UCSal e demais instituições confessionais vinculadas a Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), em comunhão com a Igreja do mundo inteiro, estão promovendo o processo de escuta para o Sínodo 2021-2023.

“Na UCSal, o nosso processo de escuta acontecerá em dois momentos, o primeiro ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 8 de junho, onde estaremos divididos em três grupos focais: professores (Auditório Superior – Bloco A), colaboradores (Sala de Atos – Bloco A) e alunos (Biblioteca – Bloco A). Neste momento teremos uma escuta qualificada e depois no segundo momento iremos disponibilizar um formulário de pesquisa que poderá ser compartilhado com toda a universidade para que respondamos algumas perguntas direcionadas pelo Papa Francisco”, ressalta o Pe. Manoel. 

A Escuta Sinodal faz parte da etapa de preparação para a 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, convocada pelo Papa, que ocorrerá em 2023 com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

O Papa tem afirmado que o “caminho da sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja do Terceiro Milenio”. É um momento de escuta, comunhão e participação de todas as instituições, visando ouvir as pessoas e comunidades, todo o povo de Deus, os mais afastados, principalmente os pobres. “Muitas vezes parece que nos afastamos das periferias geográficas e existenciais” nos alerta o Papa Francisco.

“Uma coisa muito importante que a gente precisa ter em mente com relação a este Sínodo é a ideia do processo, de que a gente está caminhando na construção da Igreja e do mundo que queremos, e talvez o grande resultado seja redescobrirmos este caminho de comunhão e unidade”, finalizou o capelão.

Confira algumas fotos do encontro:

Accessibility