INSCRIÇÕES ABERTAS!

blog

DIA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO: BIBLIOTECA DA UCSAL REALIZA DOAÇÕES DE LIVROS PARA PROJETOS SOCIAIS

Na última segunda-feira (24), a Universidade Católica do Salvador (UCSal) realizou doações de livros para o Projeto Leitura na Praça e para o Espaço de Leitura Comunitária da Odeart. 

“É com muita alegria que hoje estamos realizando doações de livros para duas instituições, logo hoje é o Dia Internacional da Educação e vamos participar de forma mais efetiva dessas doações e contribuições de livros”, declara Linda Bulhosa, coordenadora da Biblioteca da UCSal.

De acordo com Linda, além da biblioteca digital, a Universidade posssui um plano de expansão e atualização do acervo impresso, e recebe doações de toda a comunidade acadêmica (professores, alunos, funcionários), o que viabiliza a realização de ações como esta. “Isso nos permite fazer essa campanha de doações de livros. Esperamos que com essa divulgação outras Instituições de Ensino Superior também possam abraçar essa campanha”, finaliza.

Foto: Chris Levi


Instituto Projeto Ler na Praça é um projeto voltado à população carente, visando melhorar a educação através da leitura gratuita. A Instituição fica localizada no Largo da Rua da Redenção, em Salvador, e é dirigida pelo presidente Lázaro César Plazo Sandes.

“É um prazer imenso estar aqui na UCSal fazendo essa grandiosa parceria com uma entidade que sabe e respeita a literatura, a informação e eu espero que essa parceria se perpetue porque os jovens no meu bairro e em todo estado da Bahia estão necessitando verdadeiramente da educação. E é nesse sentido que fico agradecido à UCSal por ter a visão ampla para que esses jovens procurem estudar mais e não entrem no mundo do crime antes da Universidade”, relata Lázaro. 

Foto: Chris Levi
Andréa Sena, Linda Bulhosa e Lázaro Sandes

Já a Associação Odeart existe há 14 anos e vem realizando atividades de arte, cultura e educação pluricultural nas comunidades do Cabula, na rua Gregório Santos, 34, Barreiras.

O espaço é aberto para os participantes dos projetos e para a comunidade externa, e a associação realiza ações de valorização das culturas africanas e afro-brasileiras através de cursos livres e oficinas de criação.

Essas atividades desdobram-se a partir de três iniciativas (Projeto Biuà, Eri Okán Cabula, Oba dê Adê) pensadas para o fortalecimento da comunidade negra, no intuito de desenvolver a consciência para a luta por direitos negados pela sociedade oficial. 

“Essas doações de livros será muito importante para o fortalecimento das nossas comunidades, das nossas crianças, dos projetos que realizamos de teatro, comunicação, literatura e só temos a agradecer esse espaço para a gente continuar caminhando e buscando o melhor para acolher, fortalecer e criar perspectivas futuras para nossos jovens”, comenta Andréa Sena, dirigente da Odeart.

Texto por Andreza Pereira
Edição: Felipe Fonseca (DRT-BA 5257)

Accessibility