INSCRIÇÕES ABERTAS!

blog

DESCOMPLICANDO:  COORDENAÇÃO DE DIREITO ANUNCIA CICLO DE PALESTRAS SOBRE O TCC

Serão quatro palestras  sobre o tema com os professores Caio Lage, Germana Pinheiro, Jéssica Hind e Ana Meireles.

Com  o objetivo de  garantir a a melhor condução da disciplina TCC (Trabalho de Conclusão de Curso),  a coordenação do curso de Direito da UCSAL vai promover, entre março e abril, mais  um Ciclo de Palestras  sobre o tema. Serão quatro eventos virtuais, um, pelo modalidade virtual (Google Meet) e outros três no Auditório do Bloco A,  que terão a participação dos professores Caio Lage, Germana Pinheiro, Ana Gusmão, Jéssica Hind e Ana Meireles.

Para saber mais: a história dos TCCs nas universidades brasileiras

Universidade brasileira na década de 60: TCCs surgiram durante o processo de expansão do ensino superior no Brasil

Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) surgiram nas universidades brasileiras na década de 1960, durante o processo de expansão do ensino superior no país. Na época, muitas universidades estavam se estabelecendo e buscando consolidar seus programas de graduação.

A ideia dos TCCs era proporcionar aos estudantes a oportunidade de desenvolverem um trabalho de pesquisa original e apresentá-lo publicamente, como forma de encerrar sua formação acadêmica. Dessa forma, os TCCs se tornaram uma espécie de “prova final” para os estudantes de graduação.

Ao longo das décadas seguintes, os TCCs foram se consolidando como uma importante atividade acadêmica nas universidades brasileiras, tornando-se um requisito obrigatório em praticamente todos os cursos de graduação.

Hoje em dia, os TCCs são vistos como uma oportunidade para os estudantes desenvolverem habilidades de pesquisa, escrita e apresentação, além de ser uma forma de contribuir para a produção de conhecimento em suas áreas de estudo.

Conheça a programação completa:

Accessibility