[vc_row][vc_column][vc_tta_tour][vc_tta_section title=”Apresentação” tab_id=”1664212760825-f71fb429-97ce”][vc_column_text]
Sobre o CEC
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente – de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade, e para contribuir no desenvolvimento de pesquisas envolvendo seres humanos, atendendo a padrões éticos. A sua atuação é voluntária, autônoma e independente e está fundamentada em documentos internacionais (Declaração de Helsinque, Diretrizes Internacionais para as Pesquisas Biomédicas envolvendo Seres Humanos – CIOMS) e nacionais (Resolução 466/2012-510/2016 e Norma Operacional 001/2013 do Conselho Nacional de Saúde) que traçam as diretrizes para as pesquisas envolvendo seres humanos.
Missão do CEC
O Centro de Escrita Científica compartilha da missa da Universidade Católica do Salvador (UCSal) e é referência institucional em atividades interdisciplinares de fomento e suporte à produção de escrita científica, que qualifica a produção da pesquisa e a comunicação. Trabalhamos com alunos de graduação e pós-graduação, professores e funcionários em qualquer projeto de redação que requer o processo de escrita, ajudando-os a se tornarem escritores mais habilidosos.
O CEC busca apoiar e aprimorar a produção científica da comunidade acadêmica através de ações que fortalecem a escrita. Tem por objetivo principal contribuir com a elaboração de conhecimento científico e sua comunicação via escrita científica em diversos meios de divulgação.
Quais as principais ações que o CEC realiza?
- Oficinas de escrita científica aplicadas a elaboração de projetos de pesquisa e produção de artigos e relatórios (TCC, dissertação e tese).
- Revisão linguística de textos científicos com a publicação de normas acadêmicas (ABNT, VANCOUVER).
- Orientações para acesso a banco de dados para pesquisas.
- Concurso anual “Melhor Artigo de TCC” via edital da universidade.
- Tutoria permanente para aperfeiçoamento da produção da escrita científica.
- Oferta disciplinas especiais de escrita científica em cursos de Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UCSal.
EQUIPE
Profa. Liliane Vasconcelos – professora e coordenadora do Centro de Escrita Científica, responsável pelo planejamento, programação e divulgação das atividades do CEC.
E-mail: liliane.vasconcelos@pro.ucsal.br
Profa. Katia Oliver de Sá – professora e pesquisadora, atua principalmente no trabalho das oficinas de escrita científica.
E-mail: katia.oliver@pro.ucsal.br
Profa. Verena Loureiro Galvão – professora responsável pelas tutorias de escrita científica. E-mail: verena.galvao@pro.ucsal.br
Local: Prédio da Pós-Graduação. Bloco C – Campus Pituaçu.
JUNTE-SE A NÓS!
O centro recebe estudantes da Universidade Católica do Salvador que queira participar na condição de monitor de escrita científica. A carga horária para essa atividade é no máximo de 50h, que são incorporadas em atividades complementares do curso de graduação.
[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Ações do CEC” tab_id=”1664212827009-0a8c634f-0a26″][vc_column_text]
Em atualização…
[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Oficinas” tab_id=”1664212825001-4682ffc8-f6b5″][vc_column_text]
Em atualização…
[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Seminários” tab_id=”1664212760825-30605691-967e”][vc_column_text]
Em atualização…
[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Prêmio melhor TCC” tab_id=”1664213417558-19accbff-fcae”][vc_column_text]
Em atualização…
[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Composição” tab_id=”1669120389358-a4178411-30ce”][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Cronograma de Reuniões” tab_id=”1669140649599-6d02c924-9104″][vc_column_text]CRONOGRAMA 2022
O CEP/Católica se reúne em Sessão Ordinária, preferencialmente na terceira quarta-feira do mês, das 14h às 17h e, em caráter extraordinário, sempre que convocado pelo Coordenador ou por 1/3 (um terço) de seus membros, com, no mínimo, 48 horas de antecedência.
Para que o projeto seja avaliado na reunião, o pesquisador deverá submetê-lo via Plataforma Brasil com antecedência mínima de 30 (trinta) dias.
MÊS | DATA DA REUNIÃO |
FEVEREIRO/2022 | 16 DE FEVEREIRO |
MARÇO/2022 | 16 DE MARÇO |
ABRIL/2022 | 20 DE ABRIL |
MAIO/2022 | 18 DE MAIO |
JUNHO/2022 | 15 DE JUNHO |
JULHO/2022 | RECESSO |
AGOSTO/2022 | 18 DE AGOSTO |
SETEMBRO/2022 | 21 DE SETEMBRO |
OUTUBRO/2022 | 19 DE OUTUBRO |
NOVEMBRO/2022 | 16 DE NOVEMBRO |
DEZEMBRO/2022 | 21 DE DEZEMBRO |
JANEIRO/2023 | RECESSO |
OBS: As datas das reuniões estão sujeitas a alterações.
Os dias e horários de atendimento da secretaria ao público em geral e aos pesquisadores serão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, presencialmente, por e-mail e/ou por telefone, de fevereiro a dezembro. No mês de janeiro, as atividades do CEP/UCSAL estarão suspensas por motivo de recesso anual.
O CEP/Católica informa à comunidade científica que, em razão do isolamento social, o calendário das reuniões mensais está sendo cumprido de forma virtual.
ATENÇÃO! Nos meses de janeiro e julho o CEP/Católica está em recesso para análise de Projetos de Pesquisa, sendo que em julho a secretaria do CEP está disponível para atender à comunidade acadêmica e científica para outras demandas.[/vc_column_text][/vc_tta_section][/vc_tta_tour][vc_column_text]
Relação dos MEMBROS do CEP/Católica
Assistente Administrativa: Cristiane Lima dos Santos – PPPG.
MEMBROS | ATO | INÍCIO | TÉRMINO | MANDATO |
Prof.ª Dra. Eliana Sales Brito/Coordenadora | Ato nº05/2022 | 05 de setembro 2022 | 05 de setembro de 2025 | 4º Mandato |
Prof.Dra. Ana Maria Fernandes Pitta | Ato nº05/2022 | 05 de setembro 2022 | 05 de setembro de 2025 | 4º Mandato |
Prof. Dr. Adilton Pinto Lopes /Membro | Ato nº 022/2020 | 05 de março de 2020 | 05 de março de 2023 | 1º Mandato |
Prof.ª Ms. Fernanda Cardeal Mendes/Membro | Ato nº05/2022 | 05 de setembro 2022 | 05 de setembro de 2025 | 4º Mandato |
Prof.ª. Dra. Fernanda Ravazzano Lopes Baqueiro/ Vice coordenadora | Ato nº35/2022 | 05 de setembro 2022 | 05 de setembro de 2025 | 1ºMandato |
Prof. Dr. João Marcos de Oliveira Cavalcanti /Coordenador | Ato nº 35/2022 | 05 de setembro 2022 | 05 de setembro de 2025 | 1º Mandato |
Prof.ª Dra. Sara Nunes Vaz/Membro | Ato nº35/2022 | 05 de setembro 2022 | 05 de setembro de 2025 | 2º Mandato |
Prof.Dr. José Luis Sepúlveda Ferriz | Ato nº35/2022 | 05 de setembro 2022 | 05 de setembro de 2025 | 1º Mandato |
Sra. Maria Lúcia da Costa e Silva Lage
http://lattes.cnpq.br/8141236963452750 Membro 1- Representante dos Participantes de Pesquisa (RPP) indicada pela Indicada pela Associação Abraço às Famílias com Crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus e outras Malformações no Sistema Nervoso Centra |
Carta de indicação em 11 de novembro de T. do mandato2025 | 11 de novembro de 2022 | 1º Mandato | |
Sra. Selma Pereira Santiago Carta de indicação em 16de novembro de 2022. T. Mandato 16 de novembro de 2025 1º mandato
http://lattes.cnpq.br/5551201753981880 Membro 2- Representante dos Participantes de Pesquisa (RPP) indicada pela Associação Educativa e Cultural Arte Ger’ação que acolhe às crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social na Península Itapagipana. Cristiane Lima dos Santos / Assistente Administrativa: Atualizado em 21 de novembro de 2022 |
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]