INSCRIÇÕES ABERTAS!

blog

Arcebispo e Grão-Chanceler da Católica, Dom Sergio da Rocha, recebe o Título de Cidadão Soteropolitano

Na noite desta quinta-feira (25), o Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Grão-Chanceler da Universidade Católica do Salvador, Cardeal Dom Sergio da Rocha, recebeu o Título de Cidadão da Cidade de Salvador.

A Sessão Solene de outorga aconteceu no Plenário Cosme de Farias, da Câmara Municipal, e foi presidida pelo vereador Marcelo Maia, que propôs a homenagem à Dom Sérgio, afirmando o papel fundamental do religioso na assistência e na defesa incondicional dos direitos dos mais necessitados.

“Essa é uma das mais honrosas homenagens que pude fazer ao longo da minha vida. Dom Sergio é um forte símbolo da comunidade católica aqui no Brasil e, principalmente, na cidade de Salvador. Sua sensibilidade, dedicação, trabalho e compromisso em prol das causas sociais e do próximo são motivo de inspiração para todos nós”, afirmou Marcelo.

A professora Silvana Sá de Carvalho, coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Mobilidade Acadêmica, e docente do Programa de Pós-Graduação Território, Ambiente e Sociedade, esteve presente na solenidade e representou a Reitoria da Universidade, que está participando do XV CBESP – Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular.

“Esta, sem dúvida, é uma homenagem muito pertinente e merecida. Dom Sergio tem uma trajetória humana e religiosa dedicada à promover o bem e os valores cristãos que ajudam a construir uma sociedade mais justa e fraterna. À luz dos princípios e propósitos da UCSAL, toda comunidade acadêmica celebra este momento de reconhecimento, que dignifica ainda mais a missão da nossa Universidade”, afirma profa. Silvana.

“Esta homenagem marca um sentimento comum a todos nós que é a gratidão a Dom Sergio por tudo que tem feito e representado na história da nossa Universidade. São anos dedicados a um trabalho sólido para o desenvolvimento social e humano e a cidade de Salvador é muito agraciada por esta presença”, destaca a reitora da UCSAL, profa. Roberta Gontijo.

Sobre Dom Sergio 

Nascido em Dobrada, no estado de São Paulo, no dia 21 de outubro de 1959, Dom Sergio recebeu a Ordenação Diaconal na Igreja Santa Cruz de Matão (SP), no dia 18 de agosto de 1984. O Cardeal é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, em 1997.

Dom Sergio foi nomeado pelo Papa Francisco como Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, em 11 de março de 2020. A posse aconteceu no dia 5 de junho do mesmo ano, na Catedral Basílica.

O arcebispo é membro do Conselho da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos do Vaticano, da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), da Congregação para o Clero e da Congregação para os Bispos, ambos do Vaticano.

Sobre o Título de Cidadão Soteropolitano

A homenagem é concedida a pessoas nascidas fora da capital baiana e que tenham prestado relevantes serviços à cidade, conforme consta na Lei Orgânica do Município.

Com informações da Câmara Municipal de Salvador.

 

 

Texto: Maria Carolina Santana – Jornalista
Accessibility