INSCRIÇÕES ABERTAS!

blog

25ª Semana de Mobilização Científica discutirá Educação Inclusiva de 17 a 21 de outubro

Com o tema “Educação Inclusiva, a 25ª edição da Semana de Mobilização Científica (SEMOC) da Universidade Católica do Salvador (UCSal) acontecerá entre os dias 17 e 21 de outubro de 2022. O evento contará com uma programação diversa, entre atividades virtuais e presenciais, possibilitando aos participantes experienciar uma interlocução prática entre ensino, pesquisa e extensão e as grandes áreas do conhecimento.

As inscrições para propostas de minicursos, pareceristas, trabalhos científicos e mesas de pesquisa já estão abertas e podem ser realizadas até o final de julho (consultar prazos).

A SEMOC é promovida anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, integrando a programação regular de atividades do calendário acadêmico desde o ano de 1998. O evento que já se tornou tradição na cidade de Salvador, é organizado e executado com a participação de todos os segmentos da comunidade universitária (docentes, discentes e colaboradores) e aberto ao público. 

O objetivo da semana é principalmente estimular e socializar as iniciativas no campo da pesquisa científica e da extensão desenvolvidas na Universidade. Além disto a SEMOC visa contribuir para a conscientização da comunidade acadêmica sobre a importância da integração entre ensino, pesquisa e extensão, promover o intercâmbio em torno da produção do conhecimento e das ações comunitárias e fomentar a difusão e o fortalecimento da diversidade científica no Estado da Bahia, como também no âmbito nacional e internacional.

Ainda dentro da temática deste ano, a programação contará também com lançamentos de livros, além da premiação do melhor artigo científico, por eixo temático, e outras diversas atividades. Confira algumas:

Jornada de Pesquisa

Integrando as atividades da SEMOC, desde 2005, a Jornada de Pesquisa foi criada como um espaço específico destinado ao aprofundamento das discussões sobre a produção do conhecimento. Ela é desenvolvida pelos professores-pesquisadores pertencentes aos grupos de pesquisa da UCSal. 

A Jornada de Pesquisa deverá ser desenhada pelos grupos de pesquisa, articulada com as pesquisas em andamento, lembrando que cada grupo poderá convidar pesquisadores de outras instituições que contribuam para estabelecer interlocução com as suas pesquisas. 

As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de agosto através do formulário disponível aqui.

Pareceristas de artigos

As inscrições para pareceristas de artigos da 25ª SEMOC poderá ser realizada até o dia 15 de agosto de 2022 através do formulário disponível aqui.

A divulgação dos pareceristas selecionados estará disponível na página do evento, a partir  do dia 1 de agosto de 2022, e em seguida a Comissão iniciará o envio dos artigos participantes das Sessões Científicas da 25ª SEMOC. Os pareceristas receberão os documentos e será dado um prazo de 15 dias para o retorno das avaliações.

Submissão de Artigos Científicos

Os autores de artigos científicos poderão submeter seus trabalhos até o dia 15 de agosto de 2022 através do formulário disponível aqui. As normas e regras para submissão de artigos para a 25ª SEMOC  estão disponíveis no site.

Os dados de todos os autores devem constar no formulário, e não será aceita a inclusão de outros autores posteriormente à submissão.

Para maiores esclarecimentos, enviar e-mail comissaocientificasemoc@ucsal.br .  

Propostas de Minicursos

Poderá submeter propostas para minicursos professores da UCSAL ou de instituições parceiras até o dia 15 de agosto de 2022. As inscrições devem ser feitas através deste formulário, e não serão aceitas propostas de estudantes. 

Ao propor os minicursos, considere as observações abaixo:

a) Nessa edição, teremos minicursos em formato presencial e virtual. Nos casos de minicursos em formato virtual, utilizaremos o Google Meet.

b) A carga horária de cada minicurso poderá ser de quatro (4) horas ou oito (8) horas. Nos casos dos minicursos com carga horária de 8 horas, será distribuídas em dois dias. Os minicursos deverão ser programados para a semana de  17 a 21 de outubro de 2022. Em virtude do encerramento do evento, não realizaremos minicurso no dia 21/10.

c) Os horários programados para os minicursos deverão ser exclusivamente no turno vespertino, das 14h às 18h (propostas de minicursos em outros horários deverão ser combinados com a Coordenação da SEMOC).

d) Para os minicursos que serão ministrados por mais de um professor (máximo de 02), deverá ser indicada no formulário a carga horária a ser ministrada por cada professor.

e) Não serão fornecidas fotocópias de textos ou quaisquer outros materiais. Qualquer material necessário ao desenvolvimento do minicurso deverá ser providenciado junto à coordenação do curso de graduação de vínculo do professor proponente.

f) Não haverá remuneração para os docentes, sendo-lhes concedido certificado com a respectiva carga horária, que será disponibilizado em nosso site, acessando pelo link.

g) Para maiores esclarecimentos, enviar e-mail semoc@ucsal.br

 

Accessibility